Soja: após recorde na exportação, demanda seguirá firme, diz analista

Analista da Safras & Mercado ressalta que câmbio na faixa dos R$ 5 deixa os produtos brasileiros do complexo soja com competitividade no exterior

Entre janeiro e junho, o Brasil bateu recorde histórico nas exportações de soja em grão e no complexo soja. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os embarques do grão no primeiro semestre de 2021 totalizaram 61,3 milhões de toneladas, contra 58,8 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, o resultado demonstra que a demanda pela soja brasileira está forte no momento. “O dólar na casa dos R$ 5 torna os nossos produtos muito competitivos no exterior, com a China demando grão e óleo e o farelo sendo exportado para mercados da Ásia, África e Europa”.

Ainda na avaliação de Gutierrez, a a tendência até o final do ano ainda é para vendas externas aquecidas para o complexo de soja brasileiro, especialmente para os grãos. “Devemos encerar o ano com recorde nas exportações de soja, que devem totalizar 86 milhões de toneladas,  superando, assim o recorde do ano passado, que foi de 83 milhões de toneladas”, destaca o analista.